Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PROJETO LEITURA

        Projeto desenvolvido na Escola Municipal São João na Sala de Tecnologia e culminância na sala de aula ministrado pela Professora Adelaide Escobar e com a colaboração das Professoras Arminda Batista e Gina Martins dos 5º Anos A e B, juntamente com o Professor de Tecnologia Municipal Cristhian R. Goiris.

Justificativa

        A criança que ouve histórias contadas por seus pais e professores, que é incentivada a ler as figuras e imaginar o que está ocorrendo, que é incentivada a criar histórias sobre estas gravuras e contá-las oralmente, enfim, a criança que descobre a magia dos livros será um eterno leitor.
        Nas histórias infantis encontra-se um mundo maravilhoso. È o faz-de-conta que o mesmo tempo que encanta com a fantasia e se reproduz na imaginação fértil das crianças e serve de referencial para a realidade que elas vivem. As histórias fascinam e atraem as crianças de tal forma a que elas se imaginam no papel dos personagens principais e, por isso, muitas vezes levam para a vida real as atitudes dos personagens, fazendo uma leitura do seu próprio mundo.


Objetivo geral

        O aluno precisa ter no livro um segundo professor, aquele em que pode sempre buscar o conhecimento sem qualquer cobrança.O livro precisa ser para o aluno fonte de prazer; deve poder rir e chorar, emocionar-se e ter sentimentos em relação ás histórias que lê. O aluno precisa também ter respeitadas as suas preferências quanto ao gênero literário, para que sinta estimulado a procurar novas leituras, novos gêneros.


Objetivos específicos

Ler para:
Buscar informações;
Compreender o texto e o contexto;
Perceber as idéias básicas;
Tirar conclusões baseadas em fatos;
Coletar dados;
Posicionar-se, criticamente, perante o texto;
Usufruir de momentos de lazer;
Conhecer a realidade em que vive;
Orientar-se através da leitura;
Interpretar notícias, avisos, anúncios;
Criticar as idéias apresentadas;
Explorar as idéias;
Estabelecer a relação entre a realidade e a fantasia;
Extrair informações;
Agir socialmente.

Desenvolvimento

5º Ano
Técnicas de leitura
Leitura oral do texto – técnicas principais
a) Leitura acompanhada por um código combinado quanto a pontuação.
Desenvolvimento “Vou ler um texto oralmente e vocês vão acompanhar com os olhos. Façam assim enquanto segue a leitura”
® Ponto final: Uma batida de palmas;
® Dois pontos: Duas batidas de palmas;
® Reticências: três batidas de palmas;
® Ponto de interrogação: Um gesto com o braço esquerdo, imitando o traçado deste ponto;
® Ponto de exclamação: Um gesto com o braço esquerdo, imitando o traçado deste ponto;
® Vírgula: Uma batida leve na carteira;
® Ponto e vírgula: Uma batida de palmas e uma batida de palmas e uma batida na carteira.
b) leitura do trecho de maior agrado ao leitor.
Depois da leitura silenciosa o aluno escolhe e prepara o trecho de seu agrado para ler oralmente.
c) Leitura liderada.
O professor lê uma frase e os alunos repetem-na. Esta técnica é indicada para textos que apresentam maior complexidade.
d) Leitura acompanhada de pantomima.
Um grupo realiza a leitura, enquanto dois ou três alunos fazem gestos imitando os personagens ( leitura pausada)  


Na Sala da Tecnologia Educacional:

*Pesquisa sobre contos e fábulas;
*Fábula escolhida: a Horta do Sr. Lobo
*Procedimento: Leitura, Cópia e Reescrita do texto proposto



Nenhum comentário:

Postar um comentário